CASOS DE SUCESSO: SC-900 Microsoft Security, Compliance and Identity Fundamentals

Written by: Womcy

April 16, 2023

Mirella Pellizon, é de São Paulo e responsável pela área de TI da própria empresa PME. Ela se inscreveu no Programa Cybersecurity Education & Certification Program, realizado em parceria pela Womcy – Microssoft, para aprofundar seus conhecimentos em Azure e Segurança

Abaixo, ela descreve como foi participar desse Programa e como se sente após esse treinamento.

  • O que você buscava aprender no curso e certificação SC-900?

Meu objetivo era entender todos os pilares de segurança que as soluções da Microsoft podem oferecer mesmo que seja para uma PME, para que eu pudesse ampliar os meus conhecimentos na prática e trazer uma visibilidade de maior credibilidade para ela no que se refere à segurança da informação, já que minha empresa é 100% Microsoft hoje. Utilizamos tanto o Azure quanto o Office 365.

  • O que você aprendeu no programa?

Que há diferentes camadas de proteção da informação dentro do universo de tecnologia utilizado por uma empresa independentemente do seu tamanho. O curso mostrou facilmente quais são e como tratar cada camada, ainda que de maneira conceitual, mas dada a complexidade do tema, foi bastante válido.

  • Como a WOMCY te ajudou?

Eu acho muito importante o incentivo que a WOMCY está dando para que as mulheres possam ter a oportunidade de atuar em uma área tão importante quanto a área de segurança da informação nas empresas de qualquer tamanho. As mulheres ainda enfrentam enormes barreiras de preconceito quando atuam em áreas mais voltadas para o público masculino. Esse tipo de iniciativa só nos encoraja mais a acreditar que podemos oferecer um trabalho de qualidade para as nossas empresas e os nossos negócios.

  • Você acredita que essa formação auxilia a construção da sua carreira em cibersegurança?

Sem dúvida, além de que é extremamente valioso o networking que estamos construindo. Eu certamente tentaria buscar algum tipo de ajuda primeiro no meu grupo da WOMCY, onde de certa forma, o grupo está buscando o mesmo propósito que eu e está mais disposto a colaborar. Não seria a mesma coisa caso eu tivesse postando algo em algum blog qualquer de segurança da informação. Além disso, o meu engajamento no grupo até poderia trazer benefícios para o negócio da minha empresa ou para a minha área. 

  • Gostaria de compartilhar a sua história para nos auxiliar a expandir o número de mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e PCD atuantes em cibersegurança? 

Sim. Eu sempre fui muito autodidata em tecnologia. Quando eu comecei a minha carreira não havia rede social. Muito menos grupos que incentivavam as pessoas a conhecerem a tecnologia independentemente do seu gênero. Eu me lembro quando eu estava com 27 anos e decidi fazer um curso de Windows NT e minha sala que tinha pouco mais de 10 pessoas, 8 eram homens. Apesar disso tirei minha primeira certificação Microsoft e minha carreira foi muito bem sucedida. Passei por diferentes cargos em tecnologia em grandes multinacionais até que decidi dar suporte ao meu próprio negócio. Hoje, com 51 anos, sou responsável pela área de TI da minha empresa há 5 anos e por ser uma empresa de pequeno porte, mas com serviços bastante críticos e para clientes exigentes, eu vi a necessidade de aprofundar meus conhecimentos técnicos em Azure e nos últimos 2 anos tenho focado especificamente em Segurança e Privacidade da Informação, já que a maior parte dos nossos negócios tem sido conquistados principalmente por causa da importância que estamos dando para o tema de segurança e privacidade de TI em nossas aplicações em Azure e no Office 365 para uso da organização. Além disso, na minha equipe há mais duas jovens mulheres que estou incentivando a conhecerem mais desse universo, e parece que elas estão gostando. Eu tenho certeza que esse trabalho da WOMCY é muito importante, o incentivo é crucial pois o mercado está bem carente de pessoas que se disponham a se desenvolver e enfrentar não só os desafios de conhecimento mas também outros desafios de nível social. Só posso agradecer pelo propósito, pelo curso, pelo voucher, pelo networking que o programa está promovendo. E caso eu possa colaborar/retribuir de alguma forma com o programa eu fico à disposição.

If you are enjoying our content, kindly consider sharing this post with your community on social media.
Share This