Como saber se meus dados vazaram?

Written by: Matheus Queiroz

March 29, 2022

Infelizmente, nos últimos tempos os vazamentos de dados têm se tornado cada vez mais frequentes, o que pode acarretar diversos perigos, como golpes.

Mas você sabe como identificar se os seus dados estão envolvidos em um vazamento?

Hoje, mostro alguns sites que podem contribuir nessa descoberta!

O primeiro deles é o Have I Been Pwned.

Para utilizá-lo, você deve, inicialmente, informar o seu e-mail ou o seu telefone.

A partir disso, o site realizará uma busca através dos dados informados e, caso os encontre em algum vazamento, apresenta um aviso junto com informações referentes a eles.

O segundo é o SenhaSegura Hunter, criado por um importante vendoor de marcado focado no gerenciamento de acessos privilegiados, também conhecido como PAM.

SenhaSegura Hunter tem a mesma função do site Have I Been Pwned, inclusive se baseia nele para realizar a sua busca.

Por ser desenvolvido por uma empresa brasileira, fornece a opção da linguagem em português, diferente do primeiro site apresentado.

Além disso, também apresenta a opção de alertas caso o seu e-mail seja identificado em algum vazamento de dados, bem como recomendações do que deve ser feito nesses casos.

O terceiro é o CadastroPre, uma iniciativa em conjunto das maiores operadoras telefônicas do país.

Para utilizá-lo, é necessário informar o seu CPF para que a consulta possa ser realizada.

Após a confirmação da busca, o site apresenta as linhas pré-paga ativas atualmente utilizando o seu CPF.

Dessa forma, caso os seus dados estejam sendo utilizados por terceiros sem o seu consentimento, é possível que você entre em contato com a operadora para verificação, evitando possíveis problemas e, até mesmo, golpes como o vishing (golpe via telefone), uma famosa derivação da prática de engenharia social.

O quarto e último site é o Registrato, disponibilizado pelo Banco Central.

Este permite a consulta de empréstimos, contas, chaves PIX, operações de câmbio realizadas, entre outras informações financeiras. Dessa forma, é possível descobrir se os seus dados estão sendo utilizados indevidamente por terceiros, evitando assim possíveis fraudes e prejuízos financeiros.

Existem 3 formas de acessá-lo: utilizando sua conta Gov.br, através do login Sisbacen ou através do login Registrato.

Para mais informações referentes ao cadastro no Registrato, basta acessar: https://credenciamento.bcb.gov.br/. Neste site encontram-se explicações detalhadas de como realizá-lo, tanto pelo Internet Banking, quanto por outros meios.

Espero ter ajudado e fique atento aos seus dados!

Analista de Segurança da Informação com atuação em projetos de implantação de cofres de senhas em diversas empresas, tecnólogo em gestão da tecnologia da informação, pós-graduando em governança e entusiasta apaixonado por tecnologia.
If you are enjoying our content, kindly consider sharing this post with your community on social media.
Share This