Estratégias de segurança: Blue Team, Red Team e Purple Team

Written by: Joas Antonio

December 12, 2023

Nas últimas décadas, o cenário da cibersegurança evoluiu de maneira impressionante, bastante impulsionado pela crescente sofisticação das ameaças cibernéticas. A partir do momento em que as organizações passaram a enfrentar desafios mais complexos para proteger seus ativos e dados vitais contra ataques cada vez mais elaborados, desenvolveram-se estratégias de segurança cruciais para lidar com essa realidade: Blue Team, Red Team e Purple Team.

Mas afinal, o que são essas estratégias de segurança?

Blue Team:

Blue Team (equipe azul) é o time de profissionais que representa a primeira linha de defesa de uma organização e concentra-se na proteção proativa de sistemas e redes. Seu objetivo é monitorar constantemente a infraestrutura, identificar vulnerabilidades e aplicar medidas de segurança robustas para evitar invasões.

O Blue Team foca nos aspectos voltados à defesa da organização, assegurando que os controles são efetivos, protegendo os ativos e evitando interrupções inesperadas, além de prover uma resposta mais rápida na ocorrência de um incidente de cibersegurança. É um time que desempenha um papel crucial na defesa e proteção dos sistemas de uma organização contra ameaças cibernéticas.

Suas atividades abrangem a implementação e monitoramento de medidas de segurança, como firewalls, sistemas de detecção de intrusões e políticas de acesso. Além disso, o Blue Team realiza análises proativas de vulnerabilidades, avalia riscos e responde a incidentes de segurança, colaborando estreitamente para mitigar e conter ameaças. Sua abordagem concentra-se em fortalecer as defesas, melhorar a postura de segurança e garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos sistemas de informação da organização em face de ameaças em constante evolução.

Red Team

Como as ameaças cibernéticas vêm se tornando mais astutas e persistentes, surgiu a necessidade de uma abordagem mais focada em avaliar todos os controles de segurança. É aí que entra o Red Team (equipe vermelha), que é o time de profissionais que age como um adversário, explorando brechas de segurança e testando os limites das defesas de uma organização. Estes exercícios de exploração, muitas vezes chamados de “simulações de adversário”, revelam falhas que podem passar despercebidas pelas equipes que mantêm a infraestrutura de tecnologia e pelo Blue Team.

Diferente do Blue Team, o Red Team foca nos aspectos voltados ao ataque, buscando entender a eficácia dos controles de segurança da organização e a sua superfície de ataque. São utilizadas Táticas, Técnicas e Procedimentos (TTPs) para emular ameaças do mundo real com o objetivo de treinar e medir a eficácia do tripé de sustentação de uma organização, que é composto pelas pessoas, processos e tecnologias.

Atuando com atividades que simulam ataques cibernéticos, a equipe vermelha objetiva avaliar a eficácia das defesas de uma organização. Suas atividades incluem a execução de testes de invasão, identificação de vulnerabilidades e campanhas de engenharia social. O Red Team utiliza abordagens realistas para imitar as táticas, técnicas e procedimentos de adversários reais, como de cibercriminosos, proporcionando uma visão aprofundada das potenciais vulnerabilidades e lacunas na postura de segurança da organização. Essa avaliação crítica e controlada permite que o Blue Team aprimore suas defesas e fortaleça a resiliência contra ameaças cibernéticas.

Purple Team

Como o panorama da cibersegurança não pode ser entendido apenas em termos de oponentes e defensores, surgiu a necessidade da união das forças das duas equipes. A colaboração entre a equipe azul e a equipe vermelha é essencial e é aí que entra em cena o conceito do Purple Team (equipe roxa). A cor roxa define bem o conceito deste time, que é uma fusão das cores azul e vermelha (em analogia à mistura destas cores → vermelho + azul = roxo).

O Purple Team é o ponto de união entre o Blue Team e o Red Team que promove a interlocução entre os dois times. Através de uma abordagem mais abrangente e integrada à segurança cibernética, realizam a coordenação das atividades das duas equipes, sendo responsável  por atividades como  o direcionamento das ações, comunicação (entre os times e com a gestão) e geração de informações. Este time gerencia os testes ofensivos (da equipe azul) e as ações defensivas (da equipe vermelha), o que permite que as organizações fortaleçam suas defesas de forma mais eficaz, garantindo um ambiente mais seguro e estável.

A importância das estratégias de segurança

Os times de segurança cibernética (Red Team, Blue Team e Purple Team) não apenas fortalecem as medidas e controles de segurança das organizações, eles também promovem uma cultura de segurança cibernética contínua, na qual a resiliência é construída sobre a base do conhecimento compartilhado e da cooperação. Em um mundo digital em constante evolução, essa abordagem colaborativa é a chave para a proteção bem-sucedida dos ativos e para a mitigação de riscos cibernéticos.

Joas Antonio é especialista em segurança ofensiva, um dos autores do livro Introdução à segurança ofensiva, hacking is not a crime advocate e possui mais de 90 certificações profissionais.
If you are enjoying our content, kindly consider sharing this post with your community on social media.
Share This